Quem nunca teve uma menstruação irregular?

A menstruação irregular é aquela que foge do período normal de cada pessoa. Ciclos menstruais começam na adolescência, que é o final da infância, transcorrem de uma maneira regular pela vida adulta e terminam com a última menstruação , que é a menopausa.

A menstruação pode ser irregular se o tempo de cada período começa a mudar para mais ou para menos. Também pode acontecer de você estar perdendo mais sangue do que o habitual, menstruando um número maior de dias ou então uma quantidade maior de sangramento.

Quando o ciclos se tornam menos frequentes é chamado oligomenorréia. Metrorragia é quando o sangramento ocorre fora do período menstrual e com o aumento do fluxo. Ambas as causas podem ser alterações hormonais tireoidianas ou ovarianas como a Síndrome dos ovários policísticos , transtornos alimentares, estresse emocional, uso de medicamentos.

O diagnóstico será dado pelo médico através de uma anamnese , e alguns exames complementares. O tratamento irá depender do que está causando os sintomas. Muitas vezes o transtorno irregular da menstruação causado pela puberdade ou a menopausa não necessita de nenhuma intervenção medicamentosa.

Sómente o médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para cada caso, assim como a dosagem correta e a duração do tratamento.

 

Sandra Graneto

Médica

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s