Uma carta para você em 2017 e..outra para 2016(também)!

Hoje é 30 de dezembro de 2016(dia que escrevo este texto!). Mais um dia, mais um mês, mais um ano que passa e mais uma vez estamos no clima de espera por um ano melhor…Mas me diga uma coisa: quem era você nesse ano  e quem é você hoje? O que mudou? Quais lições você aprendeu neste ano que se encerra? O que você ainda tenta entender? Quais emoções que você mais sentiu?

Faço esta série de questionamentos para que você se perceba que nada será novo se a mudança também não for interna. Não estou querendo dizer que as mudanças na vida são oriundas estritamente da sua força de vontade ou decisão. Existem uma quantidade de fatores externos que podem dificultar e até impedir algumas realizações em sua vida. Mas se você pretende ter um 2017 melhor e novo, mesmo com todos os obstáculos de caráter externo, quem vai construir é você.

 

giphy.gif

Sei que pode até parecer clichê o que estou escrevendo até aqui. No entanto, a passagem de 31 de dezembro de 2016 para 01 de janeiro de 2017 será mais uma virada no calendário e sua vida vai continuar do mesmo jeitinho, principalmente aquilo que te incomoda, se você não tiver o carinho e o cuidado consigo.

Não é um simples narcisismo, egoísmo, vaidade.. está mais vinculado a um crescimento pessoal e emocional. E será isto que fará com que cada ano você tenha uma vida melhor e mais renovada.

Eu escrevi todo este blá-blá-blá para propor um exercício muito simples e prático que vai precisar somente de um lápis e  duas folhas de papel. “Já sei você vai pedir para que façamos nosso planejamento anual, de metas…”Não é bem isso!

Vou pedir para que você escreva uma carta para esta Maria, José, Ana….que você foi em 2016 e escreva outra para esta Maria, José, Ana.. que você nem sabe que será em 2017.

Mas antes de mais nada, faça isto de forma presente, ou seja, olhe e sinta seu momento atual. Veja o que você aprendeu, que esta pessoa de 2016 te trouxe de bonito e imaterial para sua vida, quem entrou e quem saiu da sua vida, enfim, tudo aquilo que te trouxe uma reflexão ou quem sabe um novo propósito de vida.

giphy-2

Com isso, o que eu quero propor para esta carta para você em 2016 não é uma carta de cobrança, lamúrias, chateações…Você não é nenhum SERASA não é mesmo? Sugiro que você olhe para aquilo que “não deu certo” com uma nova perspectiva. Quem sabe agora, você não perceba o que aquele fato/pessoa quis te trazer como forma de crescimento pessoal para você.

Esta carta é um meio de te mostrar de maneira concreta quem foi esta pessoa em 2016 e até fechar o que “ficou pendente” no ano está chegando ao fim. E se possível, guarde e deixe esta parte da história da sua vida registrada em um papel. Quem sabe um dia, você pode rir ou ter uma surpresa ao reler esta carta.

Depois de feita a carta para você em 2016, agora chegou a vez de escrever para você em 2017.Para que você sinta o propósito desta atividade, escreva para você em 2017 como se fosse para uma nova pessoa que você gostaria de conhecer em 2017. Aconselho que ela não seja a perfeição.

giphy-1

Mas seja aquela que você gostaria de ter ao lado nos momentos difíceis, para comemorar as conquistas, para te abraçar e, principalmente, que ame você do jeitinho que você é.

Entendeu agora a brincadeira não é mesmo? Esta carta para 2017 precisa conter um kit de ferramentas composto por autoestima, perdão, menos cobrança e mais respeito por si mesmo. E as outras pessoas como ficam nesta carta? Pessoas? Elas são importantes em nossas vidas e até podem estar nesta carta. Mas não esqueça que o principal destinatário desta carta é você mesmo!

Então, depois de feita a carta, peço com você guarde com muito carinho. Se quiser pode deixá-la em um local de fácil alcance para reler quando quiser. Mas o principal será realizar esta leitura nesta mesma data em 2017. E quando lê o que você escreveu não faça com um olhar de autocrítica e cobranças. Mas com um senso de respeito e perdão por aquilo que você não conseguiu ser e com um senso de profunda gratidão por aquilo que você conseguiu.

Quem sabe se você não fizer isto todos os anos, você perceberá as repetições, as mudanças, as pessoas, enfim, a dança da vida e a música que você permite entrar em sua existência.

Por fim, desejo que você seja vida em movimento, que sinta, admire, respire e inspire, contemple, sorria, chore, agregue e viva o que tiver de ser vivido! Feliz 2017!

Até mais!

Karine David Andrade Santos

Psicóloga CRP-19/2460

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s